Abono do PIS-Pasep começa a ser pago em fevereiro, com novas regras

Category: Sindicato

Abono do PIS-Pasep começa a ser pago em fevereiro, com novas regras

O abono salarial do PIS/Pasep referente a 2026 começará a ser pago a partir do dia 15 de fevereiro, conforme calendário aprovado pelo governo. Os pagamentos serão feitos de forma escalonada até o dia 15 de agosto, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores da iniciativa privada e dos servidores públicos.

O benefício será pago a quem trabalhou com carteira assinada ou como servidor público por, no mínimo, 30 dias em 2024, recebeu remuneração média mensal dentro do limite estabelecido e está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. O valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base e pode chegar a até um salário mínimo.

A partir de 2026, passam a valer novas regras para a concessão do benefício. O principal critério alterado é o limite de renda, que deixa de ser vinculado a dois salários mínimos e passa a ser corrigido pela inflação, medida pelo INPC. A mudança faz parte de um processo gradual de restrição do benefício ao longo dos próximos anos.

O calendário de pagamento segue o mês de nascimento: trabalhadores nascidos em janeiro recebem a partir de 15 de fevereiro; fevereiro, em 15 de março; março e abril, em 15 de abril; maio e junho, em 15 de maio; julho e agosto, em 15 de junho; setembro e outubro, em 15 de julho; e novembro e dezembro, em 15 de agosto. Os valores ficarão disponíveis para saque até o fim do calendário bancário de 2026.
Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Nossa luta é por você, trabalhador!

(17) 3522-5324

Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h00

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda? clique aqui
Olá... tudo bem?
Como podemos te ajudar?